Historial

Ponta Garça é uma freguesia rural, açoriana, do concelho de Vila Franca do Campo, com 31,38 km² de área e 3 547 habitantes (2011), o que corresponde a uma densidade populacional de 113 hab/km². A freguesia localiza-se na zona central da costa sul da ilha de São Miguel, com o seu centro a, aproximadamente, 110 metros acima do nível médio do mar. É a maior freguesia dos Açores, em área e na extensão do seu povoado, que se desenvolve ao longo de uma estreita e sinuosa rua por mais de 6 km entre Nossa Senhora da Vida e as Grotas Fundas.

Segundo o escritor Gaspar Furtuoso, a origem do topónimo da freguesia está ligada à sensação que os primeiros colonos tiveram quando avistaram este local. As rochas desta freguesia pareciam vultos de garças, ficando então a designar-se como tal. Por outro lado também se defende que este nome poderá advir das aves que sobrevoavam as rochas da freguesia

A freguesia surge no século XVI, e talvez devido a ser detentora de óptimos cursos de água e do seu concelho ter sido muito importante, na sua época, Ponta Garça evidenciou-se das outras freguesias.